O LAIC (Laboratório do Acesso à Informação e ao Conhecimento) reúne pesquisadores, com diferentes expertises e olhares, cujas investigações visam apreender as dinâmicas socioeconômicas que conformam as tecnologias da informação e comunicação contemporâneas. As pesquisas do LAIC, de caráter interdisciplinar, agrupam-se em quatro eixos temáticos:

Governança

Governança da Internet

Segundo a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, Governança da Internet é o desenvolvimento e a aplicação pelos Governos, setor privado e sociedade civil, em seus respectivos papéis, de princípios compartilhados, normas, regras, procedimentos para tomadas de decisão e programas, que regem a evolução e o uso da Internet. Nesse eixo temático, desenvolvemos pesquisas acerca da governança da Internet no Brasil, buscando confrontar o que está em curso no país e em outras nações. Investigamos também os aspectos da governança da Internet que se dão no plano internacional por meio de acordos multilaterais.

Transparência

Transparência Governamental

Nesse eixo temático buscamos analisar as políticas de transparência governamental, dados abertos (open access), dados governamentais abertos e acesso à informação pública. Adicionalmente, são problematizadas as leis e demais aparatos legislativos brasileiros que regem o acesso à informação pública, em comparação com os marcos legais vigentes em outros países. No campo empírico, investigamos iniciativas que promovam ações voltadas para transparência governamental e dados abertos governamentais.

Informação

Política de Informação e Política de Inovação

A noção de política de informação representa as leis e regulamentos que lidam com qualquer um dos estágios da cadeia de produção da informação (criação, processamento cognitivo e algorítmico, armazenamento, distribuição, busca, uso e destruição). Nesse eixo temático, analisamos as políticas de informação nacionais do Brasil e de outros países, o exercício do poder informacional e a emergência do Estado informacional. Investigamos também os sistemas nacionais de inovação seus os atores sociais (Estado, universidades e empresas).

Letramento

Letramento Informacional e Midiático

O acesso ao conhecimento e a participação cidadã demandam competências e habilidades digitais, informacionais e midiáticas. O eixo temático adota o princípio da tensionalidade, ou seja, reconhece que as relações sociais se dão em um terreno marcado por dificuldades, obstáculos, disputas e conflitos. Recusa o determinismo tecnológico e problematiza os desafios de aprender, ensinar e interagir em ambientes digitais interconectados. Investiga iniciativas e experiências que empregam as tecnologias de informação e comunicação para fomentar o letramento informacional e midiático, a cidadania e a cultura.